Olá pessoal, voltando com a série de post sobre o azulado Rockman, agora entraremos na época de ouro do herói, seus games para SNES e PSX, plataformas onde foram lançados games espetaculares.
Ah e so pra esclarecer, vou falar dos games em ordem cronológica, ou seja vamos terminar a série clássica para depois analisar a série X.
Vamos nessa!
Rockman 7, SNES - 1995
A primeira aventura do azulzinho na sua forma clássica no SNES, não poderia ter sido melhor.
Depois de Rockman resolver a trama por trás do torneio de robôs, Dr. Wily finalmente é preso; mas Wily sempre soube que algum dia ele poderia ser pego, então 4 de seus robôs foram acionados por conta própria e começaram a procurar por seu criador.
Wily acaba fugindo da prisão e mais uma vez, Rockman terá que lutar para salvar o mundo.
As novidades do game foram muitas, esse é o primeiro game onde se tem uma fase inicial antes de poder escolher os chefes para enfrentar.
Aqui também aparecem pela primeira vez os inimigos Forte e Gospel(Bass e Treble nos EUA).
Muita coisa legal foi adicionada no game como por exemplo, se você encontrar Blues três vezes ao longo do game, ele vai te enfrentar, se vence-lô ele te dá como presente o Proto-Shield, o seu poderoso escudo, a outra novidade é a adição do personagem Auto, vendedor de equipamentos e itens para Rock, para comprar, basta recolher os parafusos espalhados pelas fases.
Rockman 8: Metal Heroes, PSX e Sega Saturn - 1996/97
Cenas animadas bem legais recheiam o game
"Vrumm, vrummm", era assim o barulhinho da moto :p
Carai!!!!!
Essa foi minha expressão ao jogar pela primeira vez esse game.
Gráficos, som, jogabilidade, diversão tudo muito bem equilibrado.
A estória é a seguinte: dois robôs lutavam no espaço, até que eles caem na Terra, totalmente destruídos.
Dr. Light pede para Rock e Rush irem verificar, no local eles encontram Wily que está com um material estranho nas mãos.
Wily foge e Rock leva o robô que ali está para o laboratório.
O robô depois de uma serie de acontecimentos se apresenta como Duo e diz que aquilo que Wily levou se chama Evil Energy e que ele foi criado para destruir esse mal.
A partir daí Rock deve impedir Wily de usar esse terrível poder para conquistar seus planos.
Com relação ao game anterior este aqui não possui muitas novidades, mas ainda assim é um título obrigatório para quem gosta de uma boa aventura.
Na versão Saturn é possível enfrentar Cutman e Woodman, chefes de Rockman e Rockman 2, respectivamente.
Rockman 9, PS3/Wii e XBox 360 - 2008
Eu me nego a colocar a foto da capa americana do jogo
é a coisa mais horrível que já vi, depois da capa americana do Rockman original...
Se você duvida, coloca "Megaman 9 cover" no google imagens...
Quero dizer antes de tudo que não joguei este e nem o décimo game da saga, então as informações aqui
contidas, são um resumo de inúmeras análises que pesquisei sobre os games.
A estória começa logo depois de Rock ter salvado o planeta da Evil Energy, mas um dia, todos os robôs enlouquecem e começam uma destruição total, claro que é Wily que está por trás de tudo, porém dessa vez Wily consegue incriminar Dr. Light e o mesmo acaba sendo preso.
Agora Rockman precisa limpar o nome de seu pai e parar com o ataque dos robôs.
Apesar do game ser lançado para plataformas da nova geração, os gráficos se mantém no padrão 8-bits, no qual a saga foi consagrada.
A lojinha de itens se mantém presente.
É um dos games mais difíceis da saga.
É o primeiro jogo a ter uma Robot Master(Chefão) mulher, a Splash Woman.
Olha que gracinha...
Rockman 10, PS3/Wii e XBox 360 - 2010
Assim como o anterior, Rockman 1o também tem a capa somente na versão
americana, por isso mais uma vez me nego a postar essas abominações...
SIM!!!! RULES!!!!!
Esse eu também não joguei, mas tenho informações sobre ele.
Pois bem, com o sucesso e a aceitação de Rockman 9, uma continuação é feita nos mesmos moldes.
O enrdo agora gira em torno de um vírus que afeta os robôs, Roll é infectada é Rockman precisa encontrar uma cura, a novidade é que seu irmão Blues resolve ajuda-lo.
As adições nesse game além do já mencionado Blues, é o modo Time Atack e uma opção para diminuir a dificuldade, já que o 9 foi muito "ladrão" segundo a crítica.
Só não sei porque demoraram tanto para fazer de Blues um personagem jogavél, bom antes tarde do que nunca.
Bom a cronologia clássica está completa, os Spin-Offs e afins, falarei mais adiante, agora seguiremos para a saga mais conhecida e se duvidar uma das mais amadas de toda série Megaman/Rockman, a série X.
Rockman X, SNES - 1993
Visual novo
Zero, o novo guerreiro e líder dos Maverick Hunters
Ah um clássico absoluto e inesquecível...
Uma obra prima, simplesmente uma game animal, lembro desde a primeira vez que joguei, no meu velho Super Nintendo e só larguei o controle quando derrotei o último chefe...
Bem, senta que lá vem história:
Pouco antes de morrer(supostamente) Dr. Light criou um robô com vontade própria, porém ele tinha medo que esse robô não fosse aceito pela humanidade, Dr. Light fez esse robô e o nomeou Rockman X, Light sabia que o mundo precisaria de um campeão, talvez não no momento, mas futuramente.
Dr. Light então esconde X em uma cápsula de criogênia para que ele só seja despertado no futuro...
Muitos anos depois o cientista e explorador Dr. Cain, ao procurar por informações para suas pesquisas encontra os escombros do laboratório de Dr. Light, com isso ele encontra a cápsula contendo X, ele o liberta e como ele não apresentava perigo Dr. Cain, vendo seu potencial, decide criar réplicas de X, com isso ele cria os Reploids.
Depois de algum tempo, alguns Reploids começam a se rebelar e almejar conquistar uma nação só de Reploids sem humanos, com isso Dr. Cain cria os Maverick Hunters(o nome original é Irregular Hunters, mas eu prefiro o nome americano), uma tropa de Reploids destinada a caçar e prender esses Mavericks.
Junto com a equipe, Dr. Cain também cria Sigma, o Reploid perfeito, comandante dos Maverick Hunters.
Sigma era um exelente comandante, até que um dia ele começou a agir de maneira violenta e destruidora... Sigma havia se tornado um Maverick.
Sigma então constrói uma fortaleza e junto com ele a maioria dos Maverick Hunters que mudaram de lado, formam um império maligno.
Na equipe restante sobrou apenas alguns membros, entre eles X e o misterioso Reploid Zero, que vira o comandante dos Maverick Hunters.
Agora os dois precisam parar essa loucura de Sigma antes que seja tarde demais.
As inovações em relação a série clássica foram muitas.
Agora Rockman(que vou chamar de X de agora em diante) pode encontrar partes de sua armadura especial, coletar corações que aumentam a barra de energia, carregar os tiros das armas especiais, escalar paredes, os E tanks agora viraram Sub-Tanks mas a função é a mesma e a ação ficou mais dinâmica.
A armadura secreta
Se você ainda não jogou esse game...
Pare de ler esse texto agora, e va lá jogar nesse instante...
Não ter jogado Rockman X é simplesmente um pecado gamístico.
O vilão Sigma
Rockman X2, SNES - 1994
O segundo game da série X mantém os padrões do primeiro game, com alguns melhoramentos, como a capacidade de usar os jatos sem precisar adquirir as pernas da armadura especial, que álias é um modelo novo, também é usado no game pequenos efeitos de rotação 3D no último chefe.
Sobre o enredo, seis meses se passaram após a derrota de Sigma, mas os Mavericks ainda existem e X precisa acabar com eles.
X recebe a missão de ir até uma fábrica abandonada, que ao que parece, é a base deles, mal sabe X que ele está sendo observado por três poderosos X-Hunters, uma espécie de Maverick que foi feita para saber todas as fraquezas de X, mas quem poderia ter criado eles?
Ainda para piorar, X precisa encontrar as partes de Zero, que os inimigos pegaram para usar como isca e também usar contra X.
Outra obra prima do SNES, recomendadíssimo.
Rockman X3, SNES/PSX e Sega Saturn - 1995/96
Em algumas partes do game é possível jogar com Zero
Esse aqui é um dos melhores games da série e um dos melhores games já lançados na história do videogame.
Dr. Doppler era um renomado cientista e governador da cidade Doppler, uma cidade onde humanos e Reploids viviam em igualdade e paz.
Até que um dia um misterioso vírus se espalha pela cidade e começa a transformar os Reploids em Mavericks, Dr. Doppler tem sucesso em criar um anti-vírus, porém acaba sendo infectado pelo mesmo e se torna um maligno tirano.
Cabe a X e Zero(ele voltou!) recuperar o anti-vírus, salvar a cidade e deter Doppler.
A versão 32-bits possui cenas de anime bem bacanas ao longo do game.
Rockman X4, PSX e Sega Saturn - 1997
A grande novidade é a presença de Zero como
personagem selecionável
Segundo a crítica esse é um dos melhores games de toda a saga, mas antes de falar do game vamos a estória:
Sigma(que não morreu) tenta fazer um acordo com General, comandante da força militar dos Reploids a Replilforce, a proposta era de fazer uma nação somente com Reploids.
Como General não aceita a proposta, Sigma sai da sala onde os dois se encontram e apenas diz "Você vai logo mudar de idéia".
Algum tempo depois, a Replilforce anuncia em televisão mundial que vai acabar com qualquer aliança com a raça humana, mesmo que isso custe vidas.
Já deu pra sacar né?
X e Zero logo que ficam sabendo disso, decidem ir ao encontro do General e saber o porquê dessa rebelião.
Esse game além de ter melhorias gráficas alucinantes também possui belas cenas de anime contando a estória do game.
Aqui também é mostrado o passado de Zero, que antes era um mistério, Zero foi criado pelo Dr. Wily para acabar com Megaman(Rock), como Zero também possuía vontade própria(apesar de ser uma maquina maligna) Wily resolveu deixar Zero em uma cápsula de criôgenia para no futuro o mesmo acabar com Megaman(acredito que Wily não sabia que Dr. Light havia criado Megaman X).
Zero perde a memória em um combate com Sigma(Zero possivelmente foi o primeiro Maverick), depois de se recuperar, Dr. Cain restaura seus circuitos e ele se une aos Mavrick Hunters.
Vários personagens legais aparecem aqui, Colonel, Double e Íris são algumas peças-chave do enredo.
O game em si trouxe o grande trunfo de escolher com qual personagem você vai jogar, podendo escolher logicamente, entre X e Zero.
Zero além de ser mais forte, possui o poderoso Z-saber, uma espade laser que massacra os inimigos.
X por sua vez, mantém seu X-buster e sua armadura secreta, agora contando com o Giga-Attack, uma golpe especial que causa um grande dano.
Outro game obrigatório pra quem gosta de ação, nada mais precisa ser dito.
Rockman X5, PSX - 2000
Esse é o capítulo onde muitas inovações foram adicionadas, mas vamos checar o enredo primeiro.
Aqui a coisa fica bem complexa, Sigma(que está na capa da gaita, vulgo todo fudido) pretende fazer com que a colônia espacial Eurasia se choque com a Terra em 48 horas para espalhar um poderoso vírus, com isso, além da destruição enorme que pode causar, Zero vai recuperar a memória e voltar a ser um Maverick, tendo de novo a missão de matar Megaman, no caso ele atacaria X, por ser uma criação nos mesmos moldes de Megaman.
X e Zero sabendo dos planos de Sigma, tem agora 48 horas para tentar salvar a Terra.
obs: X e Zero nem fazem idéia de que o choque da Eurasia poderá tornar Zero um Maverick.
obs2: O final desse game é um dos mais emocionantes de todos.
As inovações aqui foram realmente muitas, quatro armadura secretas para se encontrar, três para X e uma para Zero.
Você tem que terminar o jogo nessas 48 horas, senão o final muda.
Agora você pode trocar os personagens no início de cada fase.
Se começar o jogo com Zero, ele vai poder atirar com seu Z-buster(que nesse game é uma bostinha).
E uma coisa que foi uma cagada enorme foi que retiraram os animes, agora a estória é contada com cutcenes.
Alguns novos personagens aparecem aqui, Signas, Douglas e Alia, todos integrantes dos Maverick Hunters, o vilão Dynamo também aparece aqui, ele é bem forte mas sempre foge no final das lutas.
Curiosidade sobre o game:
Os nomes dos chefes Grizzly Slash, Axl the Red, MattRex, Duff Macwhalen, Izzy Glow, Squid Adler e Dark Dizzy são respectivamente Slash, Axl Rose, Matt Sorum, Duff Mckagan, Izzy Stradlin, Steven Adler e Dizzy Reed todos músicos que passaram pelo Guns'n Roses...
Vai ser fã assim hein...
Rockman X6, PSX - 2001
X enfrenta Nightmare Zero
Os malditos Nightmares...
A primeira vez que joguei esse jogo foi na casa do Ricardo, um velho amigo meu, eu já era um grande fã da série Megaman e esse game me agradou muito, lembro que tempos depois meu irmão também começou a jogar e virou um grande fã também.
Primeiro como sempre, o enredo:
Três semanas após a batalha contra Sigma e a inevitável colisão da Eurasia com a Terra, o Reploid e pesquisador Gate está no local da colisão procurando algumas pistas, quando encontra um estranho dispositivo que mal sabe ele, vai resultar em um grande conflito...
X é acordado de uma cápsula de repouso pela Reploid Alia, X fica meio confuso pois teve um sonho com Zero, que aparentemente morreu na última luta contra Sigma...
X é enviado para uma area de construção onde um gigante robô de trabalho enlouqueceu, X olha para a mesa e pega o sabre laser de seu amigo, que agora é a única lembrança que X tem de Zero, e parte para a missão.
Ao longo da trama X descobre que Gate virou um tirano e criou um poderoso Maverick chamado High Max, X também trava uma feroz batalha contra Zero, que se transformou em um espectro chamado Nightmare Zero...
Muitas perguntas precisam ser respondidas e X deve desvendar o mistério por trás de tudo.
As novidades da sexta aventura x do robô azulado é um prato cheio para os fãs.
A dificuldade foi aumentada, as fases são complexas e tem geralmente dois caminhos, os inimigos são variados e inteligentes.
Outra coisa legal é que deve-se salvar vários hunters espalhados pelas fases, tomando cuidado para eles não serem possuídos pelos espectros "nightmares".
Agora X pode usar a espada de Zero presionando o botão triângulo.
Vencendo o Nightmare Zero, o mesmo volta ao normal e volta a lutar pelo bem. E os movimentos de Zero foram bem aprimorados nessa versão, ele atira(com um buster decente), sua sequência de ataques ficou melhor(até sua espada mudou, agora é outra) e ele mudou sua posição de combate.
Zero ficou mais legal nesse game
O único defeito que acho no game, é o fato da trama ter ficado meio confusa com certos acontecimentos que aparecem nessa versão, mas fora isso o jogo é dez!
Ah já ia me esquecendo, a trilha sonora de X6 é considerada a melhor de toda a saga, assino embaixo.
Bom cambada, fico por aqui com mais um post sobre Rockman terminado, já estamos na metade e ainda temos mais games para análisar e conhecer.
Só lembrando que a série X é uma das melhores e vale muito a pena ser jogada.
E só pra constar, Zero e Blues são os personagens mais legais da série...
Até a próxima, no post seguinte, os games de PS2...
Um X-abraço!
(nossa agora forçei :p)